Subsérie é cada uma das partes de 1 série. Este termo foi criado para melhor definir a mistura de variáveis de treinamento em uma só série. Por exemplo:
Exemplo de treino metabólico de muitas repetições e cargas mais baixas.
Mistura de movimentos unilaterais (um lado só) alternando os lados com movimentos bilaterais (os 2 lados) para compor 1 subsérie.
Na verdade criei esse termo quando treinava com o atleta Jorlan Viera. Em sua metodologia de trabalho todas as variáveis de treinamento são utilizadas, TODAS! Para melhor explicar aquele tipo de treino aos alunos e à toda equipe de instrutores, tive que dividir uma série em subséries.
Existe um método de treinamento criado pelo famoso bodybuilder Dennis James (The Menace) chamado MTUT (Menace Time Under Tension), que consiste na mistura de 2 tipos de velocidade numa só série, aplicados em vários blocos para compor 1 série, por exemplo:
faça uma repetição subindo lentamente (10 segundos) e em seguida faça 4 repetições com o máximo de velocidade. Isso equivale a 1 subsérie. Faça 3 subséries sem pausa para completar 1 série.
Outra variação que é comum no sistema é a mistura de amplitudes numa mesma série:
mistura de amplitude parcial com amplitude máxima na mesma série. Treino com carga leve/moderada mas com fortíssima tensão no bumbum.
TREINO ESPECIAL
exemplo de um REST PAUSE utilizando o termo SUBSÉRIE para explicar o aumento de volume em cada série. Nesta sequência além de aumentar 1 subsérie em cada série, a pedida é para aumentar também a carga. Treino de altíssima intensidade de contração muscular localizada.